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DICIONÁRIO DE XADREZ

            



        O xadrez tem muitos termos incomuns que causam confusão sobre seu significado, quando se fala, por exemplo: coroar o peão, flanco da Dama, afogar o Rei, etc. Este tipo de expressão causa bastante estranheza, principalmente entre os jogadores iniciantes e em alguns casos até entre enxadristas mais experientes, mas esses termos técnicos são muito importantes, pois dizem respeito às situações e posições encontradas durante uma partida ou problema de xadrez, e seu entendimento se faz necessário, por exemplo: para compreender um comentário de um livro, que quase sempre não tem legenda no rodapé, para compreender uma partida comentada numa plataforma de streaming como o Youtube, facilita a didática no estudo do xadrez, etc. Sem o conhecimento e uso desses termos seriam necessários uma explicação muito detalhada para que houvesse o entendimento das situações que ocorrem durante um jogo. Vejamos a seguir os principais termos usados no xadrez:

 

ABERTURA: é a fase inicial do jogo, normalmente são os 15 primeiros lances ou até que a fase de desenvolvimento da partida já tenha se encerrado. (cavalos e bispos já tenham saído das suas posições iniciais)

MEIO JOGO: fase intermediaria de uma partida. 

AFOGAMENTO: acontece quando o rei está preso sem movimentos e não existe possibilidade de movimento com outra peça da sua cor.

       Diagrama 1 - no exemplo acima a Dama branca afoga o rei das pretas, ocasionando em um empate por afogamento.     

MATE AFOGADO: o Cavalo é a única peça que o ameaça o Rei dando-lhe mate afogado.

ALA DA DAMA E ALA DO REI: é a metade do tabuleiro do lado da Dama ou do Rei, dividindo o tabuleiro verticalmente ao meio o Rei e a Dama vão ficar separados. 

Diagrama 2 -           Ala da Dama       /         Ala do rei                                     

FLANCO DO REI E FRANCO DA DAMA: é onde o Rei se coloca depois de executar o roque, que pode ser feito para a Ala do Rei ou da Dama.

ROQUE: é a única ocasião no xadrez em que duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não seja o cavalo move-se sobre outra peça.

ROQUE GRANDE: o Rei move-se duas casas para esquerda e a Torre move-se sobre o Rei.

Diagrama 3-  posição antes do Roque 

    Diagrama 4- Posição depois do Roque grande.

ROQUE PEQUENO: o Rei move-se duas casas para a direita e a Torre move-se sobre o Rei. 

Diagrama 5- posição antes do Roque

            Diagrama 6 - posição depois do Roque.

BRANCAS E PRETAS: nem sempre as peças são brancas e pretas, mas por razões didáticas no xadrez falamos apenas brancas e pretas, então as brancas são as peças de cor mais clara (que sempre dão início a partida) já as pretas são as de cor mais escura.

CAPTURAR OU TOMAR: é quando se retira uma peça, quando se ganha uma peça do adversário.

CAPIVARA: Termo usado para designar jogador que é iniciante e devido ao pouco conhecimento comente muitos erros.

CAPIVARADA: Jogada que perde a partida ou vantagem que se tinha até então.

CENTRO: é formado pelas quatro casas centrais. (d4, d5, e4 e e5)


       Diagrama 7 - Mostrando as casas centrais. 

GRANDE CENTRO: é a extensão do centro, são incluídas ao centro todas as casas adjacentes.

       Diagrama 8 - Mostrando as casas do centro estendido.

COLUNA: sucessão de oito casas do tabuleiro na vertical. 

DIAGONAL: são as linhas formadas por casas que cruzam o tabuleiro em ângulo de 45º graus.

HORIZONTAL: sucessão de oito linhas de casas, normalmente sinalizadas na lateral do tabuleiro.

COBRIR O XEQUE: é quando se coloca uma peça na frente de uma ameaça ao Rei, ficando esta peça entre o Rei e a peça que o ameaça.

Diagrama 9 - posição do rei preto em xeque 

Diagrama 10- o xeque foi coberto pelo cavalo preto

COROAR OU PROMOVER: é uma jogada que só pode ser feita com o peão, quando este chega a ultima casa do tabuleiro (na última linha) é promovido a qualquer peça, com exceção do Rei.

DUPLO: é quando uma peça ataca simultaneamente duas peças adversarias.

TRIPLO: é um ataque a três peças adversarias simultaneamente.

ENXADRISTA: o jogador de xadrez.

FASES DO JOGO: são três (abertura, meio jogo e final).

FORÇAR A PARTIDA: é vencer a partida com uma serie de lances indefensáveis para o adversário. 

GRANDE MESTRE OU GRÃO MESTRE (GM): Titulo Vitalício dado pela federação internacional de xadrez (FIDE) ao jogador que atinge a pontuação igual ou superior 2500 e conquista três normas em torneios Internacionais.

GAMBITO: é a entrega de uma peça na abertura (quase sempre um peão) a fim de conseguir espaço, tempo ou um ataque direto ao Rei.

"J" ADOUBE: significa "eu arrumo", é o termo usado pelos enxadristas para indicar que tocará nas suas peças para bem posicioná-las em suas casas, mas deve-se dizer o termo  antes de tocar na peça para não infringir a regra da peça tocada.

LANCE OU JOGADA: movimento de uma peça no tabuleiro.

LIQUIDAR: trocar sucessivamente várias peças. 

MATE: abreviatura de xeque mate, lance final da partida e objetivo especifico do jogo.

MESTRE NACIONAL (MN): Titulo Vitalício é conferido por algumas federações nacionais, sobre seus próprios critérios, um exemplo é a  Confederação Brasileira de Xadrez(CBX).

MESTRE FIDE (MF): Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou superior a 2300.

MESTRE INTERNACIONAL (MI) : Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou superior 2400 e possuir resultados favoráveis em torneios internacionais.

OPOSIÇÃO: ocorre quando o rei está separado do outro rei por um número ímpar de casas, quando o rei é colocado nessa posição dizemos que ganhamos a posição.

PAT: é quando o empate ocorre por afogamento do Rei. 

PEÃO PASSADO: é quando não existe mais peão na frente e nem nas laterais a um peão.

 Diagrama 11- observe que o peão branco da coluna b, está passado ou seja não tem peões na sua frente e nem nas colunas laterais a coluna b. 

PEÇAS MAIORES OU PESADAS: refere-se à Torre e Dama.

PEÇAS MENORES OU LEVES: refere-se ao Cavalo e Bispo. 

PEÕES CENTRAIS: são aqueles que inicialmente ficam na frente dos Bispos, Dama e do Rei.

PEÃO DAS ALAS: são os peões da coluna a, b, g, e h. 

PEÕES DOBRADOS: é quando dois ou mais peões da mesma cor estão na mesma coluna. 

 Diagrama 12- os peões das casas b4 e b5 estão dobrados. 

PEÕES ISOLADOS: são aqueles que não podem ser defendidos por outros peões. 

      Diagrama 13- os peões das casas A2,C2 e E3 estão isolados.

PRIMEIRO JOGADOR: aquele que está jogando de brancas. 

SEGUNDO JOGADOR: aquele que está jogando de pretas. 

QUALIDADE: quando se compara uma peça com a outra, a mais forte tem a qualidade, em uma troca de Cavalo por Torre, por exemplo, o jogador do Cavalo ganhou qualidade, pois a Torre é mais forte que o Cavalo.

TABULEIRO: 64 casas formam um tabuleiro de xadrez, alternando entre casas claras e escuras. 

TOMAR EN PASSANT: captura peculiar do peão na quinta fileira horizontal, se outro peão saltar duas casas, o peão da 5º pode captura-lo como se ele tivesse movido apenas uma casa, mas esse lance só pode ser feito no ato, esse tipo de captura não tem mais validade após outro lance.

Diagrama 14 - posição antes

            Diagrama 15 - posição movimento c4 

    Diagrama 16 - O peão preto tomou en passant o peão branco.  

VARIANTE: é uma das possíveis sequências de lances que o jogador tem pra escolher, é uma das opções de lances que o enxadrista tem a sua disposição. 

CRAVAR OU PREGAR: é quando uma peça não pode se mover para não deixar o seu rei desprotegido. (o rei não pode ficar em xeque)

       Diagrama 17 - O cavalo está pregado, pois não pode sair da casa E5 para não expor o rei preto 

XEQUE: ameaça direta ao Rei. 

XEQUE DESCOBERTO OU XEQUE A DESCOBERTA: é quando uma peça se movimenta e outra do mesmo jogador passa a ameaçar o rei, em decorrência dessa movimentação, é como se a peça que se moveu tivesse impedindo o ataque ao Rei adversário e no ato desse movimento a ameaça passa a ser direta.

Diagrama 18 - posição antes  


Diagrama 19 - posição depois que as brancas  movem o bispo e tão um xeque a descoberta com a dama.

XEQUE DUPLO: é quando uma peça ameaça o Rei inimigo e outra peça simultaneamente. 

XEQUE PERPÉTUO: modalidade de empate onde o rei é ameaçado com xeque constantemente sem a possibilidade de mate, forçando a repetição da mesma posição indefinidamente.

ZUGZWANG ou ZUG: é o termo que determina a ocorrência de derrota pela obrigação de jogar.   



Autor:

Marcos Vinicius Rodrigues da Silva 

Revisor:

Helio Valério de Paiva


Colaboradores:

Leandro Rodrigues da Silva Lima

REFERENCIAS: 

D'AGOSTINI. Orfeu Gilberto. XADREZ BÁSICO: Regras e noções, elementos de combinação, aberturas, finais e partidas famosas. Editora Ediouro, 5º ed. Rio de Janeiro 23 maio de 1955. 

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O XADREZ COMO MEDIADOR DE CAPACIDADES COGNITIVAS. FACULDADE IESM. TIMON-MA 2010.

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um levantamento bibliográfico acerca das possibilidades de utilização dos jogos nas aulas de ciências naturais. UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2019.

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OS JOGOS DIDÁTICOS: Tensões e desafios no ensino de Química e Física no 9º Ano do Ensino Fundamental . UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2020.


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