ABERTURA: é a fase inicial do jogo, normalmente são os 15 primeiros lances
ou até que a fase de desenvolvimento da partida já tenha se encerrado. (cavalos
e bispos já tenham saído das suas posições iniciais)
MEIO JOGO: fase intermediaria de uma partida.
AFOGAMENTO: acontece quando o rei está preso sem movimentos e não existe possibilidade de movimento com outra peça da sua cor.
MATE AFOGADO: o Cavalo é a única peça que o ameaça o Rei dando-lhe mate afogado.
ALA DA DAMA E ALA DO REI: é a metade do tabuleiro do lado da Dama ou do Rei,
dividindo o tabuleiro verticalmente ao meio o Rei e a Dama vão ficar separados.
FLANCO DO REI E FRANCO DA DAMA: é onde o Rei se coloca depois de executar o roque, que pode ser feito para a Ala do Rei ou da Dama.
ROQUE: é a única ocasião no xadrez em que
duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não
seja o cavalo move-se sobre outra peça.
ROQUE GRANDE: o Rei move-se duas casas para esquerda e a Torre move-se sobre o Rei.
Diagrama 4- Posição depois do Roque grande.
ROQUE PEQUENO: o Rei move-se duas casas para a direita e a Torre move-se sobre o Rei.
Diagrama 6 - posição depois do Roque.
BRANCAS E PRETAS: nem sempre as peças são brancas e pretas, mas por razões didáticas no xadrez falamos apenas brancas e pretas, então as brancas são as peças de cor mais clara (que sempre dão início a partida) já as pretas são as de cor mais escura.
CAPTURAR OU TOMAR: é quando se retira uma peça, quando se ganha uma peça do
adversário.
CAPIVARA: Termo usado para designar jogador que é iniciante e devido ao pouco conhecimento comente muitos erros.
CAPIVARADA: Jogada que perde a partida ou vantagem que se tinha até então.
CENTRO: é formado pelas quatro casas centrais. (d4, d5, e4 e e5)
GRANDE CENTRO: é a extensão do centro, são incluídas ao centro todas as casas adjacentes.
COLUNA: sucessão de oito casas do tabuleiro na vertical.
DIAGONAL: são as linhas formadas por casas que cruzam o tabuleiro em ângulo
de 45º graus.
HORIZONTAL: sucessão de oito linhas de casas, normalmente sinalizadas na
lateral do tabuleiro.
COBRIR O XEQUE: é quando se coloca uma peça na frente de uma ameaça ao Rei, ficando esta peça entre o Rei e a peça que o ameaça.
COROAR OU PROMOVER: é uma jogada que só pode ser feita com o peão, quando este chega a ultima casa do tabuleiro (na última linha) é promovido a qualquer peça, com exceção do Rei.
DUPLO: é quando uma peça ataca simultaneamente duas peças adversarias.
TRIPLO: é um ataque a três peças adversarias simultaneamente.
ENXADRISTA: o jogador de xadrez.
FASES DO JOGO: são três (abertura, meio jogo e final).
FORÇAR A PARTIDA: é vencer a partida com uma serie de lances indefensáveis para
o adversário.
GRANDE MESTRE OU GRÃO MESTRE (GM): Titulo Vitalício dado pela federação internacional de xadrez (FIDE) ao jogador que atinge a pontuação igual ou superior 2500 e conquista três normas em torneios Internacionais.
GAMBITO: é a entrega de uma peça na abertura (quase sempre um peão) a fim de
conseguir espaço, tempo ou um ataque direto ao Rei.
"J" ADOUBE: significa "eu arrumo", é o termo usado pelos enxadristas para indicar que tocará nas suas peças para bem posicioná-las em suas casas, mas deve-se dizer o termo antes de tocar na peça para não infringir a regra da peça tocada.
LANCE OU JOGADA: movimento de uma peça no tabuleiro.
LIQUIDAR: trocar sucessivamente várias peças.
MATE: abreviatura de xeque mate, lance final da partida e objetivo
especifico do jogo.
MESTRE NACIONAL (MN):
Titulo Vitalício é conferido por algumas federações nacionais, sobre seus próprios critérios, um exemplo é a Confederação Brasileira de Xadrez(CBX).
MESTRE FIDE (MF):
Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou superior a 2300.
MESTRE INTERNACIONAL
(MI) : Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou
superior 2400 e possuir resultados favoráveis em torneios internacionais.
OPOSIÇÃO: ocorre quando o rei está separado do outro rei por um número ímpar de casas, quando o rei é colocado nessa posição dizemos que ganhamos a posição.
PAT: é quando o empate ocorre por afogamento do Rei.
PEÃO PASSADO: é quando não existe mais peão na frente e nem nas laterais a um peão.
PEÇAS MAIORES OU PESADAS: refere-se à Torre e Dama.
PEÇAS MENORES OU LEVES: refere-se ao Cavalo e Bispo.
PEÕES CENTRAIS: são aqueles que inicialmente ficam na frente dos Bispos,
Dama e do Rei.
PEÃO DAS ALAS: são os peões da coluna a, b, g, e h.
PEÕES DOBRADOS: é quando dois ou mais peões da mesma cor estão na mesma
coluna.
PEÕES ISOLADOS: são aqueles que não podem ser defendidos por outros peões.
Diagrama 13- os peões das casas A2,C2 e E3 estão isolados.PRIMEIRO JOGADOR: aquele que está jogando de brancas.
SEGUNDO JOGADOR: aquele que está jogando de pretas.
QUALIDADE: quando se compara uma peça com a outra, a mais forte tem a
qualidade, em uma troca de Cavalo por Torre, por exemplo, o jogador do Cavalo
ganhou qualidade, pois a Torre é mais forte que o Cavalo.
TABULEIRO: 64 casas formam um tabuleiro de xadrez, alternando entre casas
claras e escuras.
TOMAR EN PASSANT: captura peculiar do peão na quinta fileira horizontal, se outro peão saltar duas casas, o peão da 5º pode captura-lo como se ele tivesse movido apenas uma casa, mas esse lance só pode ser feito no ato, esse tipo de captura não tem mais validade após outro lance.
Diagrama 16 - O peão preto tomou en passant o peão branco.
VARIANTE: é uma das possíveis sequências de lances que o jogador tem pra escolher, é uma das opções de lances que o enxadrista tem a sua disposição.
CRAVAR OU PREGAR: é quando uma peça não pode se mover para não deixar o seu
rei desprotegido. (o rei não pode ficar em xeque)
XEQUE: ameaça direta ao Rei.
XEQUE DESCOBERTO OU XEQUE A DESCOBERTA: é quando uma peça se movimenta e outra do mesmo jogador passa a ameaçar o rei, em decorrência dessa movimentação, é como se a peça que se moveu tivesse impedindo o ataque ao Rei adversário e no ato desse movimento a ameaça passa a ser direta.
Diagrama 19 - posição depois que as brancas movem o bispo e tão um xeque a descoberta com a dama.
XEQUE DUPLO: é quando uma peça ameaça o Rei inimigo e outra peça simultaneamente.
XEQUE PERPÉTUO: modalidade de empate onde o rei é ameaçado com xeque constantemente sem a possibilidade de mate, forçando a repetição da mesma posição indefinidamente.
ZUGZWANG ou ZUG: é o termo que determina a ocorrência de derrota pela obrigação de jogar.
Autor:
Marcos Vinicius Rodrigues da Silva
Revisor:
Helio Valério de Paiva
Colaboradores:
Leandro Rodrigues da Silva Lima
REFERENCIAS:
D'AGOSTINI. Orfeu Gilberto. XADREZ BÁSICO: Regras e noções, elementos de combinação, aberturas, finais e partidas famosas. Editora Ediouro, 5º ed. Rio de Janeiro 23 maio de 1955.
DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O XADREZ COMO MEDIADOR DE CAPACIDADES COGNITIVAS. FACULDADE IESM. TIMON-MA 2010.
DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um levantamento bibliográfico acerca das possibilidades de utilização dos jogos nas aulas de ciências naturais. UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2019.
DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OS JOGOS DIDÁTICOS: Tensões e desafios no ensino de Química e Física no 9º Ano do Ensino Fundamental . UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2020.
Comentários
Postar um comentário