Pular para o conteúdo principal

DICIONÁRIO DE XADREZ

            



        O xadrez tem muitos termos incomuns que causam confusão sobre seu significado, quando se fala, por exemplo: coroar o peão, flanco da Dama, afogar o Rei, etc. Este tipo de expressão causa bastante estranheza, principalmente entre os jogadores iniciantes e em alguns casos até entre enxadristas mais experientes, mas esses termos técnicos são muito importantes, pois dizem respeito às situações e posições encontradas durante uma partida ou problema de xadrez, e seu entendimento se faz necessário, por exemplo: para compreender um comentário de um livro, que quase sempre não tem legenda no rodapé, para compreender uma partida comentada numa plataforma de streaming como o Youtube, facilita a didática no estudo do xadrez, etc. Sem o conhecimento e uso desses termos seriam necessários uma explicação muito detalhada para que houvesse o entendimento das situações que ocorrem durante um jogo. Vejamos a seguir os principais termos usados no xadrez:

 

ABERTURA: é a fase inicial do jogo, normalmente são os 15 primeiros lances ou até que a fase de desenvolvimento da partida já tenha se encerrado. (cavalos e bispos já tenham saído das suas posições iniciais)

MEIO JOGO: fase intermediaria de uma partida. 

AFOGAMENTO: acontece quando o rei está preso sem movimentos e não existe possibilidade de movimento com outra peça da sua cor.

       Diagrama 1 - no exemplo acima a Dama branca afoga o rei das pretas, ocasionando em um empate por afogamento.     

MATE AFOGADO: o Cavalo é a única peça que o ameaça o Rei dando-lhe mate afogado.

ALA DA DAMA E ALA DO REI: é a metade do tabuleiro do lado da Dama ou do Rei, dividindo o tabuleiro verticalmente ao meio o Rei e a Dama vão ficar separados. 

Diagrama 2 -           Ala da Dama       /         Ala do rei                                     

FLANCO DO REI E FRANCO DA DAMA: é onde o Rei se coloca depois de executar o roque, que pode ser feito para a Ala do Rei ou da Dama.

ROQUE: é a única ocasião no xadrez em que duas peças se movem em um único lance e é a única vez em que uma peça que não seja o cavalo move-se sobre outra peça.

ROQUE GRANDE: o Rei move-se duas casas para esquerda e a Torre move-se sobre o Rei.

Diagrama 3-  posição antes do Roque 

    Diagrama 4- Posição depois do Roque grande.

ROQUE PEQUENO: o Rei move-se duas casas para a direita e a Torre move-se sobre o Rei. 

Diagrama 5- posição antes do Roque

            Diagrama 6 - posição depois do Roque.

BRANCAS E PRETAS: nem sempre as peças são brancas e pretas, mas por razões didáticas no xadrez falamos apenas brancas e pretas, então as brancas são as peças de cor mais clara (que sempre dão início a partida) já as pretas são as de cor mais escura.

CAPTURAR OU TOMAR: é quando se retira uma peça, quando se ganha uma peça do adversário.

CAPIVARA: Termo usado para designar jogador que é iniciante e devido ao pouco conhecimento comente muitos erros.

CAPIVARADA: Jogada que perde a partida ou vantagem que se tinha até então.

CENTRO: é formado pelas quatro casas centrais. (d4, d5, e4 e e5)


       Diagrama 7 - Mostrando as casas centrais. 

GRANDE CENTRO: é a extensão do centro, são incluídas ao centro todas as casas adjacentes.

       Diagrama 8 - Mostrando as casas do centro estendido.

COLUNA: sucessão de oito casas do tabuleiro na vertical. 

DIAGONAL: são as linhas formadas por casas que cruzam o tabuleiro em ângulo de 45º graus.

HORIZONTAL: sucessão de oito linhas de casas, normalmente sinalizadas na lateral do tabuleiro.

COBRIR O XEQUE: é quando se coloca uma peça na frente de uma ameaça ao Rei, ficando esta peça entre o Rei e a peça que o ameaça.

Diagrama 9 - posição do rei preto em xeque 

Diagrama 10- o xeque foi coberto pelo cavalo preto

COROAR OU PROMOVER: é uma jogada que só pode ser feita com o peão, quando este chega a ultima casa do tabuleiro (na última linha) é promovido a qualquer peça, com exceção do Rei.

DUPLO: é quando uma peça ataca simultaneamente duas peças adversarias.

TRIPLO: é um ataque a três peças adversarias simultaneamente.

ENXADRISTA: o jogador de xadrez.

FASES DO JOGO: são três (abertura, meio jogo e final).

FORÇAR A PARTIDA: é vencer a partida com uma serie de lances indefensáveis para o adversário. 

GRANDE MESTRE OU GRÃO MESTRE (GM): Titulo Vitalício dado pela federação internacional de xadrez (FIDE) ao jogador que atinge a pontuação igual ou superior 2500 e conquista três normas em torneios Internacionais.

GAMBITO: é a entrega de uma peça na abertura (quase sempre um peão) a fim de conseguir espaço, tempo ou um ataque direto ao Rei.

"J" ADOUBE: significa "eu arrumo", é o termo usado pelos enxadristas para indicar que tocará nas suas peças para bem posicioná-las em suas casas, mas deve-se dizer o termo  antes de tocar na peça para não infringir a regra da peça tocada.

LANCE OU JOGADA: movimento de uma peça no tabuleiro.

LIQUIDAR: trocar sucessivamente várias peças. 

MATE: abreviatura de xeque mate, lance final da partida e objetivo especifico do jogo.

MESTRE NACIONAL (MN): Titulo Vitalício é conferido por algumas federações nacionais, sobre seus próprios critérios, um exemplo é a  Confederação Brasileira de Xadrez(CBX).

MESTRE FIDE (MF): Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou superior a 2300.

MESTRE INTERNACIONAL (MI) : Titulo Vitalício é conferido pela FIDE com pontuação igual ou superior 2400 e possuir resultados favoráveis em torneios internacionais.

OPOSIÇÃO: ocorre quando o rei está separado do outro rei por um número ímpar de casas, quando o rei é colocado nessa posição dizemos que ganhamos a posição.

PAT: é quando o empate ocorre por afogamento do Rei. 

PEÃO PASSADO: é quando não existe mais peão na frente e nem nas laterais a um peão.

 Diagrama 11- observe que o peão branco da coluna b, está passado ou seja não tem peões na sua frente e nem nas colunas laterais a coluna b. 

PEÇAS MAIORES OU PESADAS: refere-se à Torre e Dama.

PEÇAS MENORES OU LEVES: refere-se ao Cavalo e Bispo. 

PEÕES CENTRAIS: são aqueles que inicialmente ficam na frente dos Bispos, Dama e do Rei.

PEÃO DAS ALAS: são os peões da coluna a, b, g, e h. 

PEÕES DOBRADOS: é quando dois ou mais peões da mesma cor estão na mesma coluna. 

 Diagrama 12- os peões das casas b4 e b5 estão dobrados. 

PEÕES ISOLADOS: são aqueles que não podem ser defendidos por outros peões. 

      Diagrama 13- os peões das casas A2,C2 e E3 estão isolados.

PRIMEIRO JOGADOR: aquele que está jogando de brancas. 

SEGUNDO JOGADOR: aquele que está jogando de pretas. 

QUALIDADE: quando se compara uma peça com a outra, a mais forte tem a qualidade, em uma troca de Cavalo por Torre, por exemplo, o jogador do Cavalo ganhou qualidade, pois a Torre é mais forte que o Cavalo.

TABULEIRO: 64 casas formam um tabuleiro de xadrez, alternando entre casas claras e escuras. 

TOMAR EN PASSANT: captura peculiar do peão na quinta fileira horizontal, se outro peão saltar duas casas, o peão da 5º pode captura-lo como se ele tivesse movido apenas uma casa, mas esse lance só pode ser feito no ato, esse tipo de captura não tem mais validade após outro lance.

Diagrama 14 - posição antes

            Diagrama 15 - posição movimento c4 

    Diagrama 16 - O peão preto tomou en passant o peão branco.  

VARIANTE: é uma das possíveis sequências de lances que o jogador tem pra escolher, é uma das opções de lances que o enxadrista tem a sua disposição. 

CRAVAR OU PREGAR: é quando uma peça não pode se mover para não deixar o seu rei desprotegido. (o rei não pode ficar em xeque)

       Diagrama 17 - O cavalo está pregado, pois não pode sair da casa E5 para não expor o rei preto 

XEQUE: ameaça direta ao Rei. 

XEQUE DESCOBERTO OU XEQUE A DESCOBERTA: é quando uma peça se movimenta e outra do mesmo jogador passa a ameaçar o rei, em decorrência dessa movimentação, é como se a peça que se moveu tivesse impedindo o ataque ao Rei adversário e no ato desse movimento a ameaça passa a ser direta.

Diagrama 18 - posição antes  


Diagrama 19 - posição depois que as brancas  movem o bispo e tão um xeque a descoberta com a dama.

XEQUE DUPLO: é quando uma peça ameaça o Rei inimigo e outra peça simultaneamente. 

XEQUE PERPÉTUO: modalidade de empate onde o rei é ameaçado com xeque constantemente sem a possibilidade de mate, forçando a repetição da mesma posição indefinidamente.

ZUGZWANG ou ZUG: é o termo que determina a ocorrência de derrota pela obrigação de jogar.   



Autor:

Marcos Vinicius Rodrigues da Silva 

Revisor:

Helio Valério de Paiva


Colaboradores:

Leandro Rodrigues da Silva Lima

REFERENCIAS: 

D'AGOSTINI. Orfeu Gilberto. XADREZ BÁSICO: Regras e noções, elementos de combinação, aberturas, finais e partidas famosas. Editora Ediouro, 5º ed. Rio de Janeiro 23 maio de 1955. 

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O XADREZ COMO MEDIADOR DE CAPACIDADES COGNITIVAS. FACULDADE IESM. TIMON-MA 2010.

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um levantamento bibliográfico acerca das possibilidades de utilização dos jogos nas aulas de ciências naturais. UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2019.

DA SILVA. MARCOS V. RODRIGUES. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E OS JOGOS DIDÁTICOS: Tensões e desafios no ensino de Química e Física no 9º Ano do Ensino Fundamental . UEMA -CESPE. PEDREIRAS-MA 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Treinamento no jogo de xadrez

  Em homenagem a Bobby Fischer, criador do FischerRandom (Xadrez960) O xadrez é um jogo que para muitos pode parecer complexo, ainda mais quando vemos alguns exercícios de tática avançada, parece um bicho de 7 cabeças não é? Mas veremos que com um treinamento correto podemos evoluir o nosso xadrez de maneira bem rápida. Um dos fatores mais importantes no estudo do jogo de xadrez é o controle do tempo, como assim controle do tempo? É o quanto você está disposto a estudar por dia, isso pode variar dependendo de alguns fatores como interesse, metodologia e tempo disponível. O ideal como em outros estudos é você separar um tempo por dia para os estudos de xadrez, para um rendimento melhor os estudos que ultrapassarem 1 hora devem ter pausas de no minutos 10 minutos a cada hora. Uma boa dica também para ter mais proveito é anotar as partes mais interessantes incluindo texto e posições,  para fazer revisões programadas,  uma técnica que uso é a da memorização intercala...

JOVEM CRIA LINHA DE TABULEIROS MARCHETADO

Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, painéis, pisos, etc. através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos e marfim.  Tabuleiros de xadrez feitos em marchetaria não são comuns, devido à dificuldade de trabalhar com madeira bruta e de cores naturalmente diferentes, muitos artesões preferem confeccionar seus tabuleiros pintando a superfície da madeira para atingir a coloração desejada. Em Coroatá, no estado do Maranhão, um jovem marceneiro conhecido por Geovanio aprendeu essa técnica de forma autodidata, apesar de trabalhar com madeira ha 12 anos, somente agora dominou essa arte, ele faz seus tabuleiros sobre encomenda e tem até fila de espera. Graças ao seu amor pelo xadrez,  o jovem teve a ideia de fazer o seu próprio tabuleiro marchetado,  tendo em vista que existem muitas imitações de má qualidade na internet. Com seu primeiro tabuleiro pronto ele resolveu postar nas redes sociais o que lhe ...