Pular para o conteúdo principal

JOVEM CRIA LINHA DE TABULEIROS MARCHETADO



Marchetaria é a arte ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis, painéis, pisos, etc. através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, metais, pedras, plásticos e marfim. Tabuleiros de xadrez feitos em marchetaria não são comuns, devido à dificuldade de trabalhar com madeira bruta e de cores naturalmente diferentes, muitos artesões preferem confeccionar seus tabuleiros pintando a superfície da madeira para atingir a coloração desejada.

Em Coroatá, no estado do Maranhão, um jovem marceneiro conhecido por Geovanio aprendeu essa técnica de forma autodidata, apesar de trabalhar com madeira ha 12 anos, somente agora dominou essa arte, ele faz seus tabuleiros sobre encomenda e tem até fila de espera. Graças ao seu amor pelo xadrez,  o jovem teve a ideia de fazer o seu próprio tabuleiro marchetado,  tendo em vista que existem muitas imitações de má qualidade na internet. Com seu primeiro tabuleiro pronto ele resolveu postar nas redes sociais o que lhe renderam além de elogios muitas encomendas.
Segundo Geovanio, suas maiores dificuldade para a fabricação dos tabuleiros marchetados são falta tempo, já que o mesmo trabalha na fabricação de móveis planejados, e também o alto custo dos materiais, tendo em vista que são utilizadas peças de madeira maciça, o que eleva consideravelmente o valor, e por isso quase não lhe rende lucros, no entanto, faz por amor ao jogo, afirma o jovem artesão.

Além de um excelente marceneiro e artesão, Geovánio também ajuda a coordenar um projeto social que ensina xadrez para crianças e jovens de Coroatá, projeto esse que está ajudando a popularizar a prática desse esporte na cidade. Geovanio tem planos de abrir sua própria marcenaria, para poder dedicar mais tempo à arte da fabricação de tabuleiros marchetados.


Veja as imagens abaixo: 










Autor:

Marcos Vinicius Rodrigues da Silva 

Revisor:

Helio Valério de Paiva






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DICIONÁRIO DE XADREZ

                       O xadrez tem muitos termos incomuns que causam confusão sobre seu significado, quando se fala, por exemplo: coroar o peão, flanco da Dama, afogar o Rei, etc. Este tipo de expressão causa bastante estranheza, principalmente entre os jogadores iniciantes e em alguns casos até entre enxadristas mais experientes, mas esses termos técnicos são muito importantes, pois dizem respeito às situações e posições encontradas durante uma partida ou problema de xadrez, e seu entendimento se faz necessário, por exemplo: para compreender um comentário de um livro, que quase sempre não tem legenda no rodapé, para compreender uma partida comentada numa plataforma de streaming como o Youtube, facilita a didática no estudo do xadrez, etc. Sem o conhecimento e uso desses termos seriam necessários uma explicação muito detalhada para que houvesse o entendimento das situações que ocorrem durante um jogo. Vejamos a seguir os principais termos usados no xadrez:   ABERTURA: é a fase inicia

Treinamento no jogo de xadrez

  Em homenagem a Bobby Fischer, criador do FischerRandom (Xadrez960) O xadrez é um jogo que para muitos pode parecer complexo, ainda mais quando vemos alguns exercícios de tática avançada, parece um bicho de 7 cabeças não é? Mas veremos que com um treinamento correto podemos evoluir o nosso xadrez de maneira bem rápida. Um dos fatores mais importantes no estudo do jogo de xadrez é o controle do tempo, como assim controle do tempo? É o quanto você está disposto a estudar por dia, isso pode variar dependendo de alguns fatores como interesse, metodologia e tempo disponível. O ideal como em outros estudos é você separar um tempo por dia para os estudos de xadrez, para um rendimento melhor os estudos que ultrapassarem 1 hora devem ter pausas de no minutos 10 minutos a cada hora. Uma boa dica também para ter mais proveito é anotar as partes mais interessantes incluindo texto e posições,  para fazer revisões programadas,  uma técnica que uso é a da memorização intercalada, nesta técn